CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL

Inspirados em contribuir para uma sociedade mais equilibrada e sustentável

Na Cerealis, enquadramos a sustentabilidade numa visão abrangente e holística do conceito, trabalhando transversalmente nos pilares Social, Económico e Ambiental. Para além das preocupações do foro nutricional, os temas de impacto ambiental são uma prioridade.

A Cerealis contribui para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 das Nações Unidas, priorizando 4 dos 17 objetivos e implementando um conjunto de atividades relacionadas.

Ver brochura de sustentabilidade

O que nos desafia

Conheça os nossos compromissos

Estes são os nossos principais objetivos

Disseminar informação séria e credível

Consciente do muito que ainda há a fazer nesta área de intervenção, a Cerealis compromete-se a continuar a investir na disseminação de informação séria, transparente e credível, recorrendo para isso às áreas de competência que internamente desenvolvemos mas também, recorrendo cada vez mais a parcerias com as universidades, associações e profissionais externos.

Criar parcerias. Promover as melhores práticas e hábitos

Esta é uma área de intervenção onde a Cerealis continuará a alocar recursos. Acreditamos em parcerias sólidas que continuarão a criar valor acrescentado e consistência educacional para a comunidade.

Celebrar em dias especiais os sabores de uma boa alimentação

A promoção destes dias internacionalmente celebrados (Dia Mundial das Massas e o Dia Mundial do Pão), é mais um contributo da Cerealis para a educação da nossa sociedade, sendo um movimento onde, ano após ano, procuraremos maior eficácia no cumprimento dos objetivos propostos.

Colaborar com os pares, partilhar as melhores práticas

Enquadrado neste pacto, a Cerealis assume o compromisso de, até o final de 2021:
a. Reduzir em média, 10% o teor de açúcar dos cereais de pequeno almoço dirigido para crianças e adolescentes.
b. Garantir que todos os cereais de pequeno almoço produzidos tenham menos de 1 grama de sal por 100 gramas de produto.

Investigar e estudar as tendências para agir melhor

A investigação interna nas áreas da inovação e desenvolvimento, qualidade, tecnologia industrial e mercados, consistentemente suportada por estudos, parcerias e consultadoria externa, continuará a ser decisiva para a adaptação da Cerealis às exigências dos mercados, garantindo assim o crescimento sustentável do Grupo.

Fontes de abastecimento mais sustentáveis

O objetivo da Cerealis passa por assumirmos o compromisso de adquirirmos apenas matérias primas que apresentem garantias de ter na sua origem uma produção sustentável.

Um futuro com novas e melhores soluções

Neste sentido, a abertura e preparação do Grupo para incorporar nos seus processos os avanços científicos e tecnológicos no embalamento dos seus produtos é total. Cumprindo-se as premissas de:
a. Segurança alimentar
b. Conservação (redução dos desperdícios)
c. Preservação do valor nutricional
d. Controlo da pegada de carbono (produção da embalagem, peso / impacto logístico, volume...)

Cerealis no Grupo de apoio à Estratégia Nacional da Indústria 4.0

O investimento na digitalização das operações do Grupo continuará a ser um projeto importante, sendo acompanhado com o reforço dos recursos alocados à capacitação dos Recursos Humanos decisivos para o sucesso deste desafio.

Somos a comunidade que habitamos

Parte integrante da Missão do Grupo, a Cerealis compromete-se a manter a sua especial dedicação à promoção de boas práticas, hábitos e desenvolvimento de produtos saudáveis e equilibrados. “Ciente da sua responsabilidade na promoção de uma alimentação e estilo de vida saudável, a Cerealis dinamiza uma cultura interna e externa de conhecimento, desenvolvendo produtos nutricionalmente equilibrados.”

O desporto na formação dos mais jovens

Através das suas marcas, a Cerealis continuará a contribuir para o desenvolvimento da atividade física e desportiva como parte integrante da formação dos mais jovens da comunidade local.

Uma sociedade formada é uma sociedade mais evoluída

Assumindo a nossa quota parte de responsabilidade no desenvolvimento harmonioso da nossa sociedade, a Cerealis continuará a assumir um papel ativo na sua dinâmica.

Uma comunidade solidária, é uma comunidade mais humanista

A importância do relacionamento com a Academia continuará a ser um elemento central no desenvolvimento da Cerealis. As parcerias com as universidades serão uma alavanca para os exigentes projetos de investigação e desenvolvimento nas mais diversas áreas do Grupo. Enquadrado neste ponto, a Cerealis compromete-se a continuar disponível para desenvolver projetos de apoio às escolas e universidades.

Saúde e bem-estar

Integrado na Missão do Grupo, este é um objetivo central que orienta todo o desenvolvimento da Cerealis como empresa agroalimentar responsável.
• Produtos com elevada qualidade nutricional, fruto do trabalho desenvolvido pelos nossos nutricionistas e o nosso departamento I&D.
• Programas gerais e específicos de Nutrição para o público externo e interno.
• Patrocínio de atletas e modalidades desportivas e promoção de ações para uma vida saudável.
• Consultas de Nutrição gratuitas para os colaboradores.
• Acesso a consultas médicas gratuitas nas unidades industriais.
• Seguro de saúde para todos os colaboradores.
• Um conjunto de parcerias de investigação e comunicação dedicadas a estilos de vida saudável e prevenção de doenças.

Trabalho decente e crescimento económico

Na Cerealis sabemos que tudo o que somos e tudo o que fazemos será a soma de pequenos grandes detalhes, a soma de muitas pessoas. Porque tudo conta, cada pessoa, cada ideia, porque ... na Cerealis cada grão conta. Olhamos o futuro com otimismo, implementando um plano de investimento e de parcerias que visam o reforço da dignidade do trabalho e sustentabilidade económica do Grupo:
• Permanente investimento na inovação e desenvolvimento tecnológico das unidades produtivas como prioridade estratégica, impulsionando o crescimento económico e a qualidade do emprego.
• Qualificação dos colaboradores para os novos desafios da digitalização do sector.
• Parcerias com escolas para formar estudantes para os desafios do mundo do trabalho.

Consumo e produção responsáveis

Queremos continuar a crescer sustentadamente conscientes da responsabilidade que temos pelos impactos diretos e indiretos do que compramos (matérias primas), e que produzimos (nossas marcas e produtos). Neste sentido, incorporamos planos de ação que procuram promover o consumo e a produção responsável:
• Critérios de eficiência e redução de impactos ambientais em curso em todas as unidades industriais e ao longo da cadeia de valor, nomeadamente nos fluxos de transporte.
• Divulgação ativa da dieta mediterrânica e a sua inclusão nas receitas das marcas. Iniciativa de apoio à produção local de cereais para estímulo da economia local e promoção da qualidade de alimentos 100% nacionais.
• Incremento de comprar de matérias primas de produção sustentável (cacau e gorduras).

Ação contra a mudança global do clima

Na nossa atividade como produtor e embalador, dedicamos uma especial atenção à complexa, mas desafiadora gestão da temática das embalagens. Trabalhamos afincadamente no binómio da garantia da preservação da qualidade dos produtos que produzimos e embalamos e, na redução dos seus impactos ambientais. Procurando contribuir para o movimento contra a mudança global do clima, somos cada vez mais eficientes na gestão dos transportes que utilizamos para disponibilizar as nossas marcas e produtos aos nossos clientes e consumidores. Esta ação concertada implica a implementação de planos muito exigentes e ambiciosos para toda a Organização:
• Dinamização do modelo de Backhauling em forte parceria com os nossos clientes, aumentando 43% a quota de custo deste modelo nos transportes tais em 2020.
• Continuar a trabalhar com os nossos parceiros no sentido de reduzir significativamente os impactos ambientais diretos da não degradação natural de parte das suas embalagens.
• Como membro do Pacto Português para os Plásticos, faremos parte de um movimento ativo que deverá garantir que:
◦ 100% das nossas embalagens de plástico serão recicláveis.
◦ 70%, ou mais, das embalagens plásticas serão efetivamente recicladas, através do aumento da recolha e da reciclagem.
• Promoveremos atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos.