Nutrição

Na Cerealis, as preocupações com temas nutricionais são fulcrais em todo o processo de desenvolvimento e inovação do seu portfólio de produtos. Acompanhando a evolução das tendências alimentares, estamos presentes no dia-a-dia de milhões de consumidores, oferecendo soluções de alimentação, que ajudam a promover o bem-estar de toda a família, contribuindo para uma dieta completa, variada e rica em nutrientes.

Promover uma vida saudável e equilibrada, um conceito profundamente enraizado Como transformadores de cereais, base energética de um padrão alimentar saudável, assumimos uma responsabilidade acrescida no desenvolvimento e ajustamento de alimentos equilibrados que forneçam os nutrientes essenciais aos nossos consumidores. Enquadrado neste compromisso destacamos o esforço e resultados obtidos nos projetos dedicados nas categorias de cereais de pequeno-almoço, barras e bolachas.

Alimentação Saudável

Massas Alimentícias

Cereais de Pequeno-Almoço

Farinhas para pão

Bolachas

Uma abordagem técnica e científica

Gabinete de Nutrição

Alimentação Saudável

Alimentação Equilibrada e Saudável

A alimentação é a base determinante para uma vida saudável, promovendo o bem-estar de cada um. Uma dieta pobre em gorduras, juntamente com exercício físico regular irá ajudar a promover um estilo de vida equilibrado. Diariamente, o nosso organismo necessita de uma proporção equilibrada de hidratos de carbono, proteínas, lípidos, vitaminas, sais minerais e fibras. A Dieta Mediterrânica é uma opção válida para obtermos esses nutrientes nas quantidades adequadas, estando representada pela Roda dos Alimentos. Também conhecida como a base de uma alimentação saudável e completa, este modelo sugere que nas suas refeições sejam incluídos componentes essenciais como cereais, hortícolas, frutas e outros como peixe, carne, ovos e lacticínios. Existem inúmeras combinações de alimentos que podem proporcionar refeições deliciosas, tradicionais ou modernas mas acima de tudo, nutricionalmente adequadas.

Massas Alimentícias

Massas Alimentícias

Obtida a partir da sêmola de trigo duro, as massas alimentícias são 100% naturais, produzidas a partir da sêmola de trigo e de água, fatores que a tornam num produto de qualidade superior. Bastante nutritivas, as nossas massas agradam a todas as gerações. Pensando nas crianças, a massa pode ser a ideia perfeita de “comida divertida” devido à grande variedade de formas e tamanhos existentes.

Uma abordagem técnica e científica

A Associação Portuguesa dos Nutricionistas desenvolveu e lançou o e-book de Massas Alimentícias.

Pode fazer o download clicando em

download aqui

Além disso, hoje em dia podemos contar com massas especiais, recheadas ou todas aquelas às quais foram adicionados ingredientes que alteram o seu aspeto e sabor. Alguns exemplos desses ingredientes são os extratos em pó de espinafre, ervilhas, tomate, beterraba, ovo, azeitona, malagueta, ou caril que conferem a respetiva cor e sabor característico. Ou outras enriquecidas com fibra e beta glucano que conferem benefícios ao nível do trânsito intestinal e do controlo de níveis de colesterol, respetivamente.

Com o envelhecimento, os problemas de dentição e digestão passam a ser um desafio no dia-a-dia, sendo este um elemento também ideal para uma faixa etária mais avançada. Contudo, a massa é admirada em todas as idades não apenas pelo seu aspeto, mas também por fornecer energia, ter pouca gordura e proporcionar outros benefícios adicionais de vitaminas e minerais.

O alimento preferido dos Desportistas

As massas fazem parte da dieta dos desportistas, desempenhando um papel importante na manutenção da capacidade muscular. São ainda uma fonte de vitaminas B1, B2, B6, PP e E, fosfato, cálcio, ferro, cobre, magnésio, sódio, potássio e ácido fólico.
É aconselhada a ingestão elevada de hidratos de carbono complexos de baixo índice glicémico e através de doses elevadas deste alimento os atletas conseguem adquirir a energia necessária à sua atividade e ter o melhor desempenho.

Cereais de Pequeno-Almoço

Cereais de Pequeno-Almoço

Atualmente, os cereais constituem a base de uma dieta saudável para grande parte da população mundial. São ricos em hidratos de carbono complexos e têm um teor naturalmente baixo em gordura. A par de outros alimentos incluídos na Dieta Mediterrânica, os cereais, especialmente os integrais, pela sua riqueza nutricional, têm vários benefícios.
Tal como recomendado pela Organização Mundial de Saúde, privilegie os cereais integrais de pequeno-almoço sem adição de açúcar. Uma vez que não sofrem a moenda dos cereais refinados a sua percentagem de vitaminas, minerais e fibra é maior, conferindo vantagens ao nível da prevenção de determinadas doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes.

Enquadrado no compromisso que temos no processo de ajustamento de alimentos equilibrados que forneçam os nutrientes essenciais aos nossos consumidores a Cerealis tem vindo a desenvolver projetos específicos nesta categoria, destacando três áreas de esforço e os principais resultados:  

a. Redução de açúcar  

Depois de cinco anos a reduzir os níveis de açúcar presente nas receitas de cereais de pequeno-almoço, ditos para crianças (-22%), em 2022 o projeto de nutrição atingiu uma nova dimensão, reduzindo, face ao ano anterior, cerca de 21% a incorporação de açúcar nestes cereais. Esta nova redução representou consumir menos 480 toneladas de açúcar, equivalente a cerca de 100 milhões de pacotes num ano. Aqueles níveis de redução superaram em 22% o compromisso estabelecido entre a AFLOC (Associação Portuguesa de Produtores de Flocos de Cereais) e a Direção Geral de Saúde para os cereais de pequeno- -almoço relacionado com o consumo pelas crianças.  

b. Redução de sal  

Como um dos projetos prioritários nesta categoria, no último ano conseguimos reduzir o total de sal incorporado nesta categoria de produtos em mais de 29,5 toneladas de sal, que, adicionada às reduções de anos anteriores, representa uma redução total de 32%, face ao teor de sal incorporado nos últimos 5 anos.  

c. Aumento da incorporação de cereais integrais  

No último exercício, os ajustamentos de receitas nas principais referências da gama de cereais de pequeno-almoço para crianças, permitiram a incorporação de cereais integrais, atingindo 17% destes cereais no total deste grupo de produtos. Este é um processo importante que continuará a ser desenvolvido nos próximos tempos.

Farinhas para pão

Farinhas para pão

Hoje em dia é cada vez mais fácil ter pão fresco em casa e ninguém resiste ao aroma de um pão acabado de fazer. A qualidade e riqueza dos ingredientes das farinhas para pão permitem confecionar pão saboroso e com pouco teor de sal, contribuindo para uma alimentação saudável e equilibrada. Pães doces ou salgados, em receitas mais ou menos elaboradas, tudo depende da sua imaginação. Pode saboreá-los como parte de um lanche ou numa refeição ligeira.

Bolachas

Bolachas

Quando passamos muito tempo sem comer acabamos por chegar às refeições principais com mais apetite que o habitual. A solução para esta situação passa por realizar 1 a 2 pequenos lanches entre o almoço e o jantar para que tenha a energia que necessita e evitar situações de cansaço, falta de concentração ou até mal-estar.

Os alimentos à base de cereais são uma boa escolha! Além de representarem boas fontes de ferro e cálcio, também são bons fornecedores de vitaminas do complexo B. Mais versáteis enquanto snacks, as bolachas são ideais para consumir nos intervalos das refeições. Como fonte de hidratos de carbono, podem ser incluídas em substituição do pão e de tostas, como é sugerido pela Roda dos Alimentos. Aproveite os lanches das crianças para incluir as bolachas na sua alimentação.

Também nesta categoria temos vindo a desenvolver projetos que procuram um melhor ajustamento e equilíbrio. Na categoria de bolachas destacamos os projetos de redução e ou substituição de gorduras com menor teor de saturados, prosseguindo um conjunto de iniciativas no sentido da melhoria dos seus índices nutricionais, nomeadamente:

- Substituição de gordura de palma por óleo de girassol alto oleico em várias referências, reduzindo a incorporação de gordura saturada na ordem dos 40%;

- Redução, até ao limite de 10%, do teor de gordura das receitas;

- Maior utilização do azeite virgem extra, gordura rica em ácidos gordos monoinsaturados e vitamina E (com função antioxidante sobre as paredes das artérias).

Uma abordagem técnica e científica

A Associação Portuguesa dos Nutricionistas lançou o e-book de Massas Alimentícias.

Pode fazer o download clicando em

download aqui

Gabinete de Nutrição

Gabinete de Nutrição Cerealis

O Gabinete de Nutrição Cerealis é um serviço que tem como principal objetivo a promoção da educação alimentar.

Queremos ajudá-lo nas suas tomadas de decisão, na procura de uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Os principais eixos de intervenção do nosso Gabinete são:

1. Garantir o acesso a uma informação adequada sobre hábitos alimentares saudáveis;

2. Contribuir no processo de ajustamento no sentido de uma dieta alimentar mais equilibrada e saudável;

3. Esclarecer dúvidas e falsos mitos sobre alimentação.

Escreva-nos e esclareça as suas dúvidas sobre alimentação, através do contacto: Gabinete.NutricaoCerealis@cerealis.pt

Tentaremos responder a todas as questões, durante os dias úteis, das 9h às 13h e das 14h às 18h.