voltar

Com 101 anos de existência, a Cerealis arrebatou este ano o prémio Grandes Empresas

quarta-feira, 29 abril 2020

“Exportação é estratégica para o crescimento”

Com 101 anos de existência, a Cerealis arrebatou este ano o prémio Grandes Empresas

“A Cerealis é um grupo alimentar centenário e essencialmente marquista. Temos um especial orgulho nas nossas marcas como a Milaneza, a Nacional, a Harmonia e a Concórdia, entre outras, trabalhando diariamente para o seu desenvolvimento”, refere Graça Amorim, administradora da Cerealis.

Acrescenta que “é líder no mercado das massas alimentícias, farinhas (usos culinários e industriais) e cereais de pequeno-almoço, estando em crescimento moderado no mercado das bolachas”. Em 2019 o mercado alimentar português seguiu a tendência de crescimento da procura dos produtos de grande consumo com uma taxa de 4,4%, dados do Nielsen Market Track, inclusive acima da média europeia. No entanto, a dimensão industrial da Cerealis implica que hoje seja “fornecedora das principais insígnias da distribuição, com uma presença forte no mercado ibérico da distribuição alimentar, mas também com parcerias com outros clientes fora da Península Ibérica”, refere Graça Amorim. Em 2010, iniciou o processo de internacionalização com a compra de 25% da Europasta, empresa de massas alimentícias na República Checa, na qual hoje tem 33,33%, tendo alargado os negócios à Eslováquia.

“Com este projeto, o Grupo dá uma especial atenção ao desenvolvimento do mercado na Europa Central. Na exportação, conta com uma longa experiência em vários mercados. Hoje 25% dos produtos de grande consumo são comercializados fora de Portugal. Trata-se de uma área absolutamente estratégica para sustentar o crescimento do Grupo”, sublinha Graça Amorim.

In Jornal de Negócios/CM Abril 2020

voltar