voltar

Cerealis promove vantagens do consumo equilibrado do pão

quinta-feira, 5 novembro 2020

Para assinalar o Dia Mundial do Pão que se celebra a 16 de outubro, a Cerealis, um dos maiores grupos portugueses vocacionados para a atividade industrial e comercial do setor agroalimentar, vai lançar uma campanha de sensibilização para a importância do pão na dieta alimentar dos portugueses. 

Assim, a partir do dia 12 de outubro serão distribuídos pelas padarias portuguesas, mais de 310 mil sacos de papel para pão, com informação sobre a Roda dos Alimentos, onde o pão ocupa o maior grupo alimentar. Desta forma, a Cerealis pretende passar uma mensagem de incentivo ao seu consumo diário, assinalando a importância de uma alimentação saudável na promoção da saúde de todos os portugueses. 

O Dia Mundial do Pão é celebrado desde 2000, e a Cerealis juntamente com a Associação Portuguesa de Nutrição e a Fundação Portuguesa de Cardiologia, tem-se empenhado na promoção de informação de interesse público, relembrando as qualidades e os benefícios deste alimento que marca presença diária em quase todos os lares portugueses, apresentando oito principais caraterísticas deste alimento: 

1. O Pão é uma fonte de fibra alimentar, essencial ao bom funcionamento do organismo. 

2. É uma fonte de vitaminas e minerais. 

3. É rico em hidratos de carbono complexos, promovendo uma maior saciedade e energia para todo o dia. 

4. Tem um preço acessível. 

5. Está disponível a toda a população com um grande nível de distribuição. 

6. Tem um menor teor de sal em comparação com os seus substitutos. 

7. Existe uma grande variedade – do típico pão branco ao integral, a passar pelo pão de centeio, mistura ou especialidades regionais. 

8. É muito prático pois pode ser consumido em qualquer lugar e em qualquer momento do dia. 

“O pão ocupa um lugar de destaque na cultura e na gastronomia do nosso país, fazendo parte da tradição e dos hábitos diários dos portugueses. Como todos os alimentos, desde que incluído na medida certa, numa alimentação equilibrada e com a atividade física necessária ao nosso dia-a-dia, o pão enquadra-se perfeitamente num plano alimentar saudável. Do ponto de vista nutricional, o pão é uma excelente opção, uma vez que conjuga dois aspetos importantes numa dieta alimentar - é uma fonte de energia proveniente dos hidratos de carbono complexos e o seu teor em fibra contribui para a promoção de uma maior saciedade ao longo do dia.” afirmou Eva Carvalho do Centro de Nutrição da Cerealis.

voltar